Se toda vez que você tenta organizar suas coisas bate um desânimo, cansaço ou até uma certa ansiedade por querer fazer e não conseguir, confira nossas dicas e verá que a organização é um processo possível.
1) Entenda que nem todas as pessoas organizam da mesma forma. O que pode funcionar para alguém, pode não ser prático e nem funcional para você.
2) Evite se comparar com os outros, pois cada pessoa tem um ritmo. Respeite o seu ritmo e vá no seu tempo!
3) Faça a organização por partes, escolhendo um espaço por vez: uma gaveta, uma parte do guarda-roupa, uma estante, e assim por diante.
4) Procure não tirar tudo de uma vez do armário. Vá com calma para que as coisas não fiquem espalhadas pelo chão ou sobre a mesa, e isso lhe cause um certo desconforto ou mesmo desânimo.
5) Se você encontrar dificuldades em fazer a triagem de seus pertences, a dica é fazer por partes, tentando separar os itens que estão mais velhos, ou com alguma avaria, e mantendo o que realmente está em bom estado. Tudo aquilo que você não usa, ou está parado há muito tempo, a sugestão é considerar doar ou vender!
6) Deixe para analisar por último as fotos, os documentos, e a sua caixa de lembranças.
7) Caso bata o desânimo, dê uma pausa, tome uma água, respire fundo e retome a atividade para concluir aquilo que começou.
8) Lembre-se de que a organização é questão de hábito. Por isso, escolha o melhor dia e horário para você organizar suas coisas. Não tem problema fazer aos poucos.
9) Se, ainda assim, a casa estiver com excesso de objetos e você achar que não vai dar conta, procure ajuda. Você não tem que dar conta de tudo sozinha e existem profissionais qualificados no mercado que podem ajudar você.
Dito isso, me conta aqui como você faz para se organizar. Você consegue fazer tudo sozinha ou precisa de ajuda?