A primeira coisa que você precisa fazer é um arquivo digital. Salve os exames em formato digital ou escaneie o que tem em papel.
A excessão são os exames de imagem que precisam ser guardados para algum eventual acompanhamento. Quando for descartar, você pode entregar essas imagens nos postos de saúde do SUS que farão o descarte apropriado.
O segundo passo é organizar as pastas no computador por pessoa e por data. Uma pasta para cada pessoa, e dentro da pasta você pode colocar “ano.mês.dia – Rose – exames de sangue”, por exemplo.
No ambiente digital como no físico, não é necessário guardar exames de rotina antigos que tenham resultado normal. Não há uma regra específica para esses casos, mas eu gosto de guardar esses resultados por aproximadamente 2 anos.
Um ponto importante a se falar, são os exames feitos durante a gravidez. Esses devem ser mantidos em papel até o parto, e você pode colocá-los em uma pasta catálogo com os exames em ordem cronológica.
Esse cuidado é importante caso você precise ser atendida por outro médico, que não é o seu. Nesse momento, a primeira coisa que ele vai fazer é olhar o seu histórico pela pasta de exames.
Esses são apenas alguns exemplos de como organizar os exames médicos, mas tem muito mais a ser dito sobre esse assunto.
E este é um dos serviços que presto como Assistente Virtual para meus clientes. Eles me entregam a papelada solta, e eu organizo e escaneio tudo, devolvendo em seguida.
Se você também precisa de ajuda com suas tarefas, me envia uma mensagem. Vou adorar poder te ajudar!