Como ter uma caixa de e-mail que funcione!

Se os seus e-mails estão te deixando com a cabeça quente no seu dia a dia, você tem que entender que dá para melhorar essa sensação e ter mais organização e produtividade quanto falamos em mensagens. Veja os passos que você deve seguir para melhorar sua caixa de entrada:

1) A organização é o primeiro passo. Você vai precisar criar pastas ou tags com os temas principais e importantes do seu e-mail e classificar tudo que está na sua caixa de entrada. Depois de classificadas, as mensagens devem ser arquivadas para sairem do seu campo de visão. Se houverem e-mails que você não sabe o que fazer no momento, crie uma pasta “assuntos a definir” e coloque tudo lá para decidir depois.

2) Filtre as mensagens que você só quer guardar para consulta futura. Elas podem ser classificadas, como lidas e podem ser arquivadas sem que você nem saiba que elas chegaram. Outra opção que você tem é criar um filtro para os remetentes que continuam enviando e-mails, mesmo depois de pedirmos para nos descadastrarem. Nesses casos as mensagens serão excluídas automaticamente.

3) Agora você precisa responder os e-mails que tenham ficado na caixa de entrada. Pense na regra dos 2 minutos e responda tudo que não precise de muito tempo para ser solucionado primeiro. Depois parta para os assuntos mais complexos e solucione um a um.

4) Defina o melhor horário para lidar com seus e-mails diariamente e seja consistente. Para e-mails pessoais, cerca de 15 minutos diários devem ser suficientes para a maioria das pessoas (depois que a organização inicial esteja feita).

Se mesmo com essas dicas, parece coisa demais para você fazer, ou essa tarefa não cabe na sua rotina, não se preocupe. Está tudo bem não conseguir fazer tudo. O ruim é deixar acumular ou perder assuntos importantes. Por isso, saiba que eu posso te ajudar com a gestão de seus e-mails de forma completa ou com acessos esporádicos durante a semana. Me envie uma mensagem para que a gente possa definir a melhor solução para você.

Essas dicas te ajudaram? Se sim, salve para consultar sempre que você precisar ou envie para alguém que possa se beneficiar com essas informações.

Compartilhe: